BOLO DE ABÓBORA, CENOURA E LARANJA

Porções: para 4/6 pessoas Tempo: aprox. 1 hora | Dificuldade: Fácil Tenho andando um bocadinho desaparecida por aq...


Porções: para 4/6 pessoas Tempo: aprox. 1 hora | Dificuldade: Fácil


Tenho andando um bocadinho desaparecida por aqui, mas trago-vos uma experiência que fiz este Outono.
Há 2 anos que tinha em mente fazer um bolo de abóbora mas ainda não tinha arranjado coragem.
Este ano pela altura da Páscoa, trouxe imensas abóboras da Guarda, da hortinha dos avós do Pedro (o meu namorado) e por isso achei que não haveria melhor altura para o fazer!


Como não sou nenhuma expert, fui à procura de uma receita em blogs, porque normalmente dão sempre mais algumas dicas que alguns livros de culinária e também tem sempre muiiiitas fotos, que dá para perceber bem como se faz as coisas.


Encontrei então no blog "As minhas Receitas" escrito por Raquel Roque, uma receita exactamente como queria. 



Ingredientes :
250g de abóbora crua ralada
100g de cenoura crua ralada
1 laranja pequena
250g de açúcar amarelo
1 iogurte natural (125g)
4 ovos
120 ml de óleo de girassol
1 colher de chá de canela
325g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 flor de Anís

Preparação:
Numa taça misture muito bem os ovos, o açúcar, o iogurte natural, o óleo e a canela. Acrescente depois a abóbora e a cenoura raladas, a raspa da casca de 1 laranja e sumo de metade. Misture bem e acrescente depois, pouco a pouco a farinha previamente misturada com o fermento. Envolva bem até obter uma massa lisa.
Unte uma forma redonda sem buraco e forre o fundo com papel vegetal. Verta a massa do bolo para a forma e leve a cozinhar em forno pré aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora ou até o bolo estar bem cozido.
Retire o bolo, desenforme-o com cuidado e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.



Depois de tudo misturado e envolvido, levei o bolo ao forno e ficou durante algum tempo, não sei precisar quanto tempo foi exactamente. Tirei o bolo durante alguns segundinhos e coloquei as folhas e abóboras, de massa folhada, por cima do bolo e por fim pinceladas com gema de ovo. De seguida, voltei a pôr o bolo no forno.


Como tinha pedaços de abóbora congelada, não consegui fazer "raspas" de abóbora, porque ela estava mole devido a estar congelada e absorveu muita água. Então decidi picá-la, na picadora, um pouquinho de nada só. Penso que terá sido por isso, que ficou um pouco pagamussa, ou seja muito consistente a massa. Mas de resto estava muito bom!
A receita não dizia, mas decidi adicionar uma flor de anís para dar um saborzinho diferente ao bolinho.

Espero que tenham gostado desta experiência!
Se já fizeram um bolo destes, digam ou enviem-me fotos dos vossos bolos e digam-me também se há alguém que não gosta de bolo de abóbora :P

Com amor,
Sofia

You Might Also Like

0 comentários